Jugo Desigual - Suicídio Sentimental

Irmãos, Graça e Paz!

Hoje vamos falar sobre Jugo Desigual na Vida Sentimental.

Para começar nossa ministração, vamos tratar de modo simples a definição de Jugo Desigual. Definimos este estado quando uma pessoa salva por Jesus Cristo cria algum tipo de aliança com um ímpio. Seja na vida sentimental, nos negócios e em diversas outras áreas. Entretanto, neste texto vamos tratar exclusivamente do Jugo Desigual na vida sentimental.

"Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?" - 2º Corintios 6:14

Há alguns anos atrás escrevi um texto chamado: "A escolha da pessoa certa". Confesso a vocês que foi um dos textos mais simples (humanamente falando) que o Senhor me deu para escrever aos jovens. Repercutiu de modo tremendo, Deus operou grandemente na vida de muitos deles.

Recebi e-mails, ligações, procura de tantos jovens atrás de um aconselhamento na área sentimental. Muitos com históricos de relacionamentos mal-sucedidos e outros por estarem vivendo uma situação fora da vontade do Senhor.

O Jugo Desigual é uma situação que tem se tornado comum na vida de muitos cristãos, principalmente devido a grande expansão dos ministérios juntamente com o grande despreparo de líderes. Muitos incapazes de acompanhar a saúde sentimental de suas ovelhas.

A mentira satânica de que um relacionamento entre filhos de Deus e filhos do mundo pode dar certo tem feito muitos cativos em relacionamentos destruídores.

Posso afirmar com muita certeza que a maioria dos homens e mulheres atualmente convertidos (com idade acima dos seus 30 e poucos anos) tem experiências terríveis para contar a respeito deste assunto. Estas são lições que aprendemos quando não seguimos a vontade de Deus e deixamos o ímpeto carnal decidir sobre quem e quando devemos nos envolver, ainda que sejam com pessoas que não seguem a nossa Fé em Jesus Cristo.

O grande ponto sobre isso tudo é que quando temos ovelhas deixadas a sua própria sorte, temos ovelhas nas mãos do mundo.

O Jugo Desigual tratado neste texto envolve todo tipo de laço sentimental e vida amorosa. Levamos em consideração para nossa base de estudo os relacionamentos entre um homem e uma mulher que seguem caminhos opostos na sua vida espíritual.

É muito interessante como que o principio espiritual de um jugo desigual pode ser perigoso e devastador.

Quando existe um envolvimento sentimental entre duas pessoas, seja em um namoro, casamento ou alguns no demôníaco "ficar", acaba sendo criado um pacto entre este casal mundo espiritual.
Sendo assim,  é criada uma aliança espiritual que não se quebra até que exista o entendimento sobre o que é esta aliança e como destrui-la.

Vejamos uma pequena parte do livro de Gênesis, em que Deus nos revela o princípio do que é uma aliança espiritual.

"E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão."
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada." - Gênesis 2:22-23


"E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente." Gênesis 2:7

Vejamos uma coisa interessante, Eva não foi criada do barro, ou pó da terra como Adão, mas sim da costela de Adão. E porque?

O príncipio espiritual disto é tremendo, uma aliança no mundo espiritual foi criada entre Adão e Eva. Para que possamos entender isso de modo mais claro, devemos ter em mente que todo pacto criado no mundo espíritual tem inicio em um pacto criado no mundo físico.

Grande parte dos pactos criados no mundo espíritual tem o envolvimento do elemento "sangue". Por isso que o sangue tem um impacto tão grande no mundo espiritual. Para a remissão dos pecados antes da vinda de Jesus Cristo, vemos no AT que eram realizados sacrifícios de animais e o sangue destes era derramado como símbolo da remissão. Por isso Jesus Cristo derramou seu sangue para remissão de nossos pecados, Ele é o Cordeiro Santo.

"pois isto é o meu sangue, o sangue do pacto, o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados." -
Mateus 26:28

 
Reparem que Jesus fala em pacto quando referido ao Seu sangue.

Se Eva fosse criada do barro segundo o exemplo de Adão, não existiria uma ligação espiritual direta com ele.

Este é o principio espiritual de que Eva deveria ter ligação direta com Adão, seu marido. Deste modo, Deus a fez da carne e do sangue de Adão.

Eles são uma só carne e um só espirito. Reparem que este é o principio da aliança espiritual do casamento.

E Deus criou Eva como desejou Seu coração. Assim a fez para que fosse companheira e esposa de Adão. Eva era um presente de Deus para ele.

Mas por que um presente? Porque Eva acompanharia Adão no servir a Deus como sua esposa e ajudadora fiel.

Por esta razão entendemos que o casamento é uma aliança espiritual, sendo desde o inicio desejado e aprovado por Deus entre os que O servem.

E vejamos o que Deus disse a Adão e Eva quando casal:

"Então Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas dos mares; e multipliquem-se as aves sobre a terra." - Gênesis 1:22

Vejamos como o principio do casamento é importante. Reparem que Deus "os abençoou", ou seja, o casamento é uma instituição abençoada por Deus. Deus aprova o casamento entre os que O servem verdadeiramente e os abençoa. Este é o princípio.

Bom, mas vamos ver o que diz a Palavra a respeito do Jugo Desigual.

"Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?" - 2º Corintios 6:14

Jesus disse que somos o Sal e a Luz deste mundo. O que Jesus quis dizer com esta afirmação? Que nós somos o diferencial, um povo santo dentro de um mundo envolvido em trevas.

"Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens." - Mateus, 5:13

A Palavra é muito clara quando fala em Jugo Desigual. Vejamos que no final do versiculo existe a passagem "que comunhão tem a luz com as trevas"? Que comunhão existe entre os servos de Cristo e os do mundo?

Sabemos que o mundo jaz no maligno e quem não é de Cristo é de satanas. Isto é uma afirmação muito forte, mas verdadeira. Não consideramos a possibilidade de existir pessoas neutras a respeito de Deus, se uma pessoa não é de Cristo, automaticamente é de satanas conforme nos explica a Palavra.

Quando iniciamos um relacionamento sentimental com alguém, automaticamente no mundo espiritual criamos um laço (não um pacto de sangue), mas uma aliança que nos prende um ao outro. Quando esta aliança é criada sob o jugo desigual é traçada sob as trevas.
Deixando de modo mais claro, podemos dizer que é criada uma concordância entre alguém de Cristo e outra do mundo.

Por isso a Palavra diz que não pode haver comunhão com as trevas. Comunhão é um ato de concordância.

Podemos ver claramente que muitos casais que se casaram sob jugo desigual vivem uma vida destruida. E sabem porque? Por que satanas sabe que um dos dois serve a Deus e consequentemente este se torna seu inimigo.

Seu objetivo desde o princípio foi e continua sendo roubar, matar e destruir. Assim, ele vai fazer de tudo para trazer a infelicidade na vida do cristão que fez uma aliança espiritual com uma pessoa sob domínio do mundo.

Porém, quando tratamos exclusivamente de casais CASADOS, Deus por sua misericórdia atua de modo extraordinário quando aquele salvo por Cristo clama pela vida de seu conjugê. Neste caso, Deus santifica aquel que ainda não O conhece através da vida daquele que O conhece.
E porque isso ocorre? Porque os dois são uma só carne e espírito!

"Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos" - 1 Coríntios 7:14

Nunca desista de seu conjugê, existe uma promessa e se você crer, ela se cumprirá!

>"E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa" - Atos 16:31

Por isso posicione-se e expulse o inimigo de seu casamento, você tem autoridade para isso.

Porém, vejamos o NAMORO sob jugo desigual.

"E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz." - 2º Corintios 11:14

No inicio, tudo é lindo. A moça se encanta com o rapaz lindo e vice-versa. Carro do ano, dinheiro, corpo sarado, sucesso na profissão e o melhor, ele (a) entende perfeitamente o que o outro deseja. Todos prontos para suprir os desejos do outro.

E tudo é maravilhoso, eles vivem os momentos a 1000 por hora, alegram-se, viajam juntos, aproveitam tudo da vida, planejam e depois se casam.

Passa-se pouco tempo e o conjuge começa a se sentir menos desejado, jogado de canto...neste ponto, aquele que conhece a Cristo começa a cobrar posicionamentos e atitudes daquele que ainda não tem compromisso com Deus.
As brigas se tornam intermináveis, a falta de paz impera e tudo começa a desmoronar.

Aquele que conhece a Jesus sabe que o casamento é uma instituição criada por Deus para a vida inteira, sendo assim não pode separar-se pelo simples fato de não querer mais a união.
Criou-se uma aliança espiritual com um conjuge não temente a Deus, este sob o jugo e controle do mundo.

Satanas vai acusar o conhecedor de Jesus dia e noite, vai lembra-lo das chances de ser feliz que Deus ja havia dado a ele (a) no passado.

A lembrança do seu passado com o Senhor vai voltar, o desejo de voltar ao Pai estará ardendo mas as cadeias colocadas por seu conjuge o impedirão de ir a casa de Deus.

Mas a escolha deste relacionamento é pessoal, o companheiro que no tempo de namoro e noivado era tudo de bom, se tornou tudo de ruim. E isto era inevitável que acontecesse.

Muitos devem pensar "toda esta historia é um exagero", mas não é meus amados. Muitos de vocês não tem ideia do que satanas fará quando tiver a chance de tocar na vida de um cristão não posicionado.

Ele não brinca, ele vai acabar com tudo o que a pessoa pode ter de esperança e sonhos.
Felizmente um dia este querido irmão escolheu confessar Jesus Cristo como seu Salvador, porém fez a sua escolha controversa no namoro e no casamento. Deste modo, deu legalidade às trevas de atuar em sua vida.

Legalidade é todo direito de atuação entregue a alguém. Neste caso Satanas teem o direito de atuação.

E isso encaixa-se no livre arbitrio. Livre arbitiro é a capacidade de escolha que Deus nos deu em servi-Lo ou não.
E Deus não pode interferir no nosso livre arbitrio, pois como falei acima é um direito de escolha, não uma imposição.

Jugo desigual é uma escolha pessoal, somente você pode decidir permanecer ou sair dela.

No namoro podemos ver sexo, prostituição, alianças espirituais criadas sem permissão de Deus.

Vejamos porque o sexo antes do casamento é proibido por Deus.

Ao relacionar-se sexualmente com alguém, automaticamente é criado um pacto de sangue entre este casal não casado, ou seja, Deus não autorizou no mundo espiritual que vocês já se tornassem uma só carne e espirito.

Ao se relacionar, vocês criam uma aliança e um pacto (em vista que existe sangue envolvido no ato).
E como é de se esperar, quando o ato é terminado (na maioria das vezes) cada um vai para sua casa. Porém, a aliança que foi criada no mundo espiritual continua existindo.

Agora vamos imaginar que o seu parceiro sexual já tenha tido relações com outras pessoas. Podemos então concluir que ele tinha outras alianças e pactos já criados no passado.
Ao relacionar-se sexualmente com você, foi criada não só uma aliança contigo, mas com todas as pessoas que ele e você tenham se relacionado anteriormente.

Queridos, imaginem a proporção disto! Todas as pessoas que você e seu parceiros sexual tiveram envolvimento agora estão presas a vocês e vice-versa.

Exemplo:  Vamos imaginar 2 papeis coloridos. Um vermelho e um branco. Cada pessoa é um papel. Quando nos envolvemos sexualmente, é como se passassemos cola nestes papeis. Quando terminamos o ato cada um vai para seu lado, então nós puxamos estes papeis que agora estão colados.
O que acontece? Certamente eles se rasgam ao serem puxados e fica um pouco do papel vermelho colado no branco e um pouco do branco colado no vermelho. Isto é o pacto!

Agora imagine que você é o papel branco que agora possui manchas vermelhas e tem relação com outra pessoa (papel amarelo). O que acontece no final? Você vai ficar com 2 alianças: Papel vermelho e amarelo colados e assim sucessivamente..
Mas o pior disso tudo é que todos os demonios que atuavam na vida dos seus parceiros agora tem legalidde de atuação na sua vida.

Isso é legalidade no mundo espiritual. Quando uma pessoa se casa, já possui aliança com outras pessoas e não só com seu conjugê.
Isso implica diretamente na estabilidade de seu casamento, trazendo a tona sempre o passado, ciumes, lutas, atuações malignas, adultérios e traições.

O jugo desigual não é somente um caso de jovens que estão dentro da igreja com os que estão fora. Em grande parte ambos estão dentro da igreja.

Sabemos que estar na igreja não quer dizer nada. Igreja é a casa do Senhor, mas até anticristos entram na igreja em busca de quem possam levar.

Podemos ver que muitas pessoas estão fisicamente na igreja do Senhor Jesus Cristo, mas seus corações e principalmente suas atitudes, mostram que estão caminhando diretamente e sem escala para o inferno.
Não estamos aqui para condenar ou julgar, pois certamente não existe pessoa que nunca tenha pecado contra o Senhor. Nossa natureza humana nos faz viver em pecado quando distantes de Jesus.

Moças "ficando" com rapazes e vice-versa, namoros começando sem benção de Deus, religiosidade, prostituição mental, olhares pecaminosos, sexo...

Para isso eu deixo 2 versiculos para meditação. Confiar somente no próprio coração para decisões sentimentais é o maior erro humano.

"Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias." - Mateus 15:19
 
"Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios" - Marcos 7:21

 
Tenho acompanhado muitos irmãos que devido a falta de esperança tem se entregado à relacionamentos com pessoas do mundo. Acompanho casos de grande destruição espiritual na vida de pessoas que um dia tinham esperanças em relacionamentos cristãos verdadeiros (repito, verdadeiros) mas que hoje vivem uma vida vazia e fria, mesmo que por vezes neguem com suas bocas.

Com certeza eles não negam para os outros que são cristãos, mas reconhecem suas atitudes e sabem que estão entrando em um processo de distanciamento de Deus. Cedo ou tarde aquela chama por Jesus que ardia em seus corações virará pó caso não busquem a sua rendição em Cristo.

Deus espera que seus filhos tenham um casamento abençoado, uma familia unida e amada, que os casais de namorados aprendam a dois como servir e amar a Jesus, que a santidade exista em todas as ocasiões, que o marido cubra a esposa e a respeite em todas as horas e vice-versa, que seus filhos tenham um lar cristão como exemplo.

O resto é ilusão do inferno. Ilusão! Cedo ou tarde vai cair.

Meu querido irmão, se você esta envolvido em um relacionamento, tem "ficado" com pessoas, esta criando laços e esperanças com pessoas sem a permissão de Deus, peço que parem com isso hoje e repense o que esta fazendo com sua vida.
Errar é humano e todos um dia passarão por erros, mas permanecer no erro nunca será a melhor escolha.

Não se importe com o que dirão a seu respeito, se julgarão você por seu passado ou suas atitudes. O que realmente importa é o que Deus pensa a seu respeito e sobre quem você será daqui para frente e não quem você foi no passado.

Arrependa-se, peça ao Senhor que te limpe e que te perdoe. Mude seus caminhos hoje mesmo antes que seja tarde demais e Ele te perdoará. Certamente Deus mudará seus caminhos.

"e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." - 2º Crônicas 7:14

Peça que Jesus Cristo o lave com Seu Sangue e alcançará remissão de seus pecados.

"pois isto é o meu sangue, o sangue do pacto, o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados." - Mateus 26:28

Deus tem o melhor para sua vida! Por isso ore, busque e peça a Deus que te apresente aquilo que Ele tem de melhor. Confie no Senhor a sua vida sentimental e Ele fará.

Lembre-se que o livre arbitrio é seu, a escolha é sua.

Deixo aos meus irmãos uma Palavra do Salmista:

"Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará." - Salmos, 37:5

Deus abençoe a todos,

Seja Valente!

Pr. Leonardo Volk


Se você foi abençoado com esta ministração, deseja nos enviar seu testemunho ou tem interesse em receber
nossos informativos periódicos, preencha o formulario abaixo!

Suas informações não serão divulgadas!

Os campos abaixo servem para comentários a respeito desta ministração e serão publicados nesta página!

Receba nossos informativos periódicos com novidades da Valentes da Libertação, nos envie seus dados no formulário acima. Suas informações não serão divulgadas!


HTML Comment Box carregando...



MISSÃO EVANGÉLICA VALENTES DA LIBERTAÇÃO
Todos os direitos reservados
e-mail: contato@valentesdalibertacao.com.br