Confessando pecados somente à Jesus Cristo

Irmãos, Graça e Paz!

Irmãos, quero falar sobre um assunto muito delicado: Confissão de Pecados.

Deus tem me tocado nestes dias para falar um pouco sobre este assunto tão especial. Um grande número de pessoas me procuram em busca de aconselhamento, principalmente para que recebam uma direção sobre como agir perante as culpas que carregam devido os pecados que cometeram no passado.

"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos" - Tiago 5:16

A confissão dos pecados é uma das principais decisões para o processo de retorno aos braços do Pai, sem a confissão e arrependimento não existe remissão.

Sempre digo que a confissão é um assunto que deve ser tratado com todo cuidado. O que mais me incomoda é ver que tantos irmãos vivem uma vida travada, cheia de culpa e ainda por cima com o peso por um dia terem cometido erros contra Deus ou contra outras pessoas e hoje não saberem como resolver estas questões.
Geralmente todas as suas dúvidas vem acompanhada de medo da exposição, medo do julgamento humano e vergonha.
 
A passagem de Tiago que lemos acima é muito interessante! Vemos claramente que este servo de Deus exorta nossos irmãos a confessarem seus pecados uns aos outros para que sejam sarados pela oração do justo.
Infelizmente muitas pessoas não interpretam essa passagem corretamente.

Podemos ver que Tiago diz: ”...para que sareis. A oração de um justo pode muito em seus efeitos”.
Mas em nenhum momento Tiago diz que esta confissão traz a Salvação e o perdão de Deus! Na verdade, esta confissão tem uma serventia específica, receber a oração de um justo e serem sarados em alguma ferida espiritual (notem: sarados, não perdoados!).

De antemão, o inimigo se aproveitando desta passagem, começa a atacar muitos de nossos amados irmãos distorcendo o real sentido da passagem.
Satanás quer fazer com que o medo e a vergonha sejam algemas para que você nunca fale sobre o assunto que tem tirado a sua paz diariamente.

Geralmente, confessar algo é trazer o tal pecado a tona e lidar com suas consequências. Quando confessamos nossos pecados aos homens, sempre estamos sujeitos a passar pelo julgamento distorcido. Infelizmente não são todos os líderes ou irmãos que possuem o discernimento correto sobre a essência de amar o pecador e trata-lo sem condenar suas atitudes.

Assim, o inimigo cria barreiras na vida de muitos através do medo e vergonha. Uma estratégia muito utilizada pelos demônios para influenciar as pessoas que estão em sofrimento é dizer que caso elas não confessem seus pecados aos homens não serão sarados! Ou até mais, que se não confessarem seus pecados ocultos ás pessoas que ofenderam no passado não serão salvas. Essa é uma grande mentira de satanás e seus demônios para escravizar sua vida.

Temos muitas vidas se perdendo pois ousaram confessar seus pecados a um líder ministerial e este por sua suprema ignorância a excluiu do convívio da igreja. Pasmem, ainda existem ministérios que excluem pecadores.
Esta doutrina vem das mais profundas fossas infernais que existem! Nunca meus irmãos, nunca aceitem serem excluídos do convívio da igreja por homens, se Jesus Cristo te perdoa e te acolhe, quem são estes perversos para te excluir?

Se um ministério te excluiu, minha sugestão é que você o exclua. Não é você que não serve para ele, é ele que não serve para você. Procure uma nova igreja, existem sim homens de Deus prontos para cuidar de você!

Uma das grandes obras de amor do Senhor Jesus Cristo é ser nosso advogado perante Deus! A palavra deixa muito claro que todos os nossos pecados devem ser confessados a Deus, pois somente Ele pode perdoar.

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra" - 2 Crônicas 7:14

Mas por que satanás distorce o versículo de Tiago? Sua única intenção é fazer você acreditar que se não confessar seus pecados para as pessoas que você ofendeu (mesmo que elas não saibam), você não será perdoado e um dia perante Deus sera julgado por isso! O que o inimigo quer realmente ver é você expondo sua vida e intimidade para todos! Entendam amados, isso é uma armadilha!

Outro dia estava meditando a respeito deste assunto, principalmente sobre a grande quantidade de irmãos sofrendo neste momento por não entenderem como o inimigo trabalha em suas vidas.

Quando satanás descobre que existe algo mal resolvido na sua vida, ele vai fazer de tudo para te tornar um escravo e não permitir que você viva a vida plena com Jesus. Como? Te acusando!

A confissão de pecados citada em Tiago se refere exclusivamente aos cristãos que tenham o desejo de conversar com um irmão ou líder  (abrir o coração, como diz o popular) e busque uma oração em seu favor. Mas somente para quem quiser expor de modo voluntario esta situação a um terceiro. Entendam que não é um mandamento e nem uma obrigação.

Eu sempre digo a mesma coisa para os que me procuram: Pecado se confessa a Deus e a Jesus Cristo! Somente Jesus é capaz de te perdoar através do Seu Sangue e ainda sim não te julgar, pois Ele te conhece profundamente.

"Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado" - Salmos 32:5

Sabemos que muitas situações na sua vida se tornariam piores caso você decidisse expor os pecados que cometeu. É obvio que Deus não tem prazer em ver sua vida sendo vergonhosamente exposta, principalmente quando você se arrependeu dos pecados que cometia e entendeu a necessidade real da mudança de atitude.

Irmãos, a Salvação é individual! E neste mesmo conceito, entendemos que sendo a Salvação individual, sua busca por redenção e perdão também é individual.

"Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente" - Mateus 6:6

Veja que no livro de Mateus existe uma linda exortação de como orar a Deus! De porta fechada e Ele te ouvindo em secreto! Que palavra libertadora!
Deus não quer te expor, quer te ouvir em secreto e te recompensar publicamente.

Meus irmãos, seja qual for a situação que vocês tem vivido ou viveram, seja qual for a acusação que tem passado ou seja quem for que tenham ofendido, confesse somente a Deus e peça perdão a Ele por suas atitudes.

"E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados" - Mateus 1:21

Se existe algo em sua vida que você precisa esquecer de vez, confesse a Jesus Cristo o pecado que cometeu e peça que Ele te lave com Seu Sangue. Se arrependa e não cometa mais o mesmo erro.

Assim, se perdoe também! O auto-perdão é muito importante para dar andamento na sua vida novamente. Se Jesus te perdoou, quem é você para não se perdoar?

Se você cometeu algum pecado contra alguém que ama, peça perdão a Deus por sua má conduta, se arrependa e passe a recompensar esta pessoa do mesmo modo que gostaria ser recompensado, seguindo em atitudes que agradem o coração do Senhor.

Ore por quem você ofendeu, busque a Deus e peça que abençoe a vida desta pessoa! Em oração, peça a Ele que represente esta pessoa pela Fé e peça este pedido de perdão ao Senhor.

"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor" - Atos 3:19

Nunca, em hipótese alguma utilizem da mentira ou omissão para justificar seus pecados do passado ou para se protegerem quando confrontados. A verdade liberta!

Tenham atitudes de servos, andem com a verdade sempre e nunca cubram um pecado com outro! Honrem a Deus com suas atitudes!

Meu irmão, é hora de ser livre buscando o perdão somente de Quem pode te perdoar, Jesus Cristo! Peça perdão a Ele, receba este Perdão e não se esqueça, se Perdoe também!

Creia que a partir de hoje você é livre para voltar a viver de onde parou!

Seja Valente!

Pr. Leonardo Volk


Se você foi abençoado com esta ministração, deseja nos enviar seu testemunho ou tem interesse em receber
nossos informativos periódicos, preencha o formulario abaixo!

Suas informações não serão divulgadas!

Os campos abaixo servem para comentários a respeito desta ministração e serão publicados nesta página!

Receba nossos informativos periódicos com novidades da Valentes da Libertação, nos envie seus dados no formulário acima. Suas informações não serão divulgadas!


HTML Comment Box carregando...



MISSÃO EVANGÉLICA VALENTES DA LIBERTAÇÃO
Todos os direitos reservados
e-mail: contato@valentesdalibertacao.com.br