Razão

Irmãos, Graça e Paz!

Vamos iniciar esta ministração esclarecendo primeiramente o porque quero falar sobre um tema tão específico.
Vamos falar sobre a Razão.
Este é um dos principais pontos que o inimigo utiliza na vida de uma pessoa para faze-la questionar o sobrenatural de Deus.

"Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são"
I Corintios 27-28

Para iniciarmos, vamos pensar juntos qual é a área que o inimigo sempre inicia um ataque. Certamente vamos chegar a conclusão que o grande campo de batalha é a nossa mente.
É interessante como que o homem pode ser crítico e cético quando se relaciona com alguns aspectos espirituais. Geralmente são estes pontos críticos que fazem com que as batalhas espirituais tomem grandes proporções.

Para que o proposito da batalha mental seja bem sucedido, o inimigo começa a traçar estratégias para trazer cativo o cristão que não se baseia na Fé em Cristo, mas em fatos explicáveis pela ciência, história ou doutrinas (seitas) em geral.

Vamos imaginar que o inimigo esteja planejando criar dúvidas sobre a veracidade de Cristo na sua mente. Para isso, ele deve vigiar sua vida diariamente sem descanso, 24 x 7 com intuito de conhece-lo o máximo possível.

A partir do momento que se iniciou a “tocaia”, ele começa a identificar quais são os seus pontos fracos, o que te entristece, o que faz você por vezes ceder ao pecado ou até mesmo o que te faz irar por vezes contra a vontade de Deus (pois é, tem gente que se ira com Deus).

Depois de criar todos os “relatórios infernais” sobre sua vida, ele começa a trabalhar na batalha por sua mente. O inimigo sabe que se ganhar sua mente, ja ganhou a luta.

Para ilustrar, vamos de modo bem didático a respeito deste assunto.
Como todos sabemos, o homem é um ser racional, sendo assim, dotado de inteligência e questionador.

Sendo dotado de inteligência e senso crítico (que aqui neste contexto podemos rotular este senso crítico como - "brecha inicial").

Por que "brecha inicial"? Por que satanas pode iniciar ataques sugestivos em seus ouvidos com intuito de atingir seu senso crítico e potencialmente tentar fazer com que você forme opiniões sem que acredite ter controle sobre isso. Neste ponto, a sugestão é lançada sobre você e ele fica só de olho para ver qual a sua reação a respeito.
Dependendo da sua reação, ele traça os ataques!

Uma das grande mentiras do inimigo é querer te convencer de que ele tem acesso aos seus pensamentos. Isto é chamado Onisciência (o poder de saber de tudo, até mesmo os pensamentos).
Porém, O unico que possui este poder é Deus, o inimigo não sabe o que se passa dentro de sua cabeça.
Na verdade, ele joga um pensamento e te faz acreditar que sabe o que você pensa, mas é tudo uma mentira. Ele depende de uma reação sua para saber se a sugestão dele funcionou!

"Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento". - Salmos 139:2

Já que o homem é um ser racional e na maioria das vezes só crê naquilo que pode ser provado, explicado e visto a olho nu (vide Tomé) entendemos que Deus fica em uma posição diferente na vida dos céticos. Somente com Fé podemos agradar a Deus.

Alguem já parou pra pensar o porque vemos pessoas que um dia foram cristãos fervorosos e repentinamente se tornaram ateus com grande poder de argumentos e fundamentos? Pense um pouco....claramente foi porque deixou que sua mente fosse invadida pelos falsos questionamentos cartesianos "prováveis" e "palpaveis" que diretamente contrariam a Fé em Cristo.

Quando falamos em crer e fé, entramos em um ponto muito interessante de análise. Tendo em vista que muitos pensam em seu cotidiano: "Como que eu vou ter fé em um Deus que eu não vejo, não ouço..nada?"

Estes são argumentos muito fortes usados por satanas para confundir uma pessoa ímpia ou até mesmo os cristão que não firmaram sua Fé em Deus completamente.

Porém, como que satanas vai atuar nesta vida? Vamos listar cinco maneiras:
1º - Sugerindo dúvidas sobre a existência de Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo.
2º - Fazendo você buscar provas sensatas e concretas da existência de Deus em bases cientificas gerais
3º - Duvidando do Sacrífico de Jesus (morte na cruz e Salvação)
4º - Pensamentos involuntários
5º - Mentindo sobre o estágio inicial de loucura (o inimigo tem o hábito de dizer insistentemente no ouvido de muitas pessoas que estas estão se tornando loucas por não controlarem os pensamentos que aparecem em sua mente) Isso é uma mentira para enganar a muitos.

A primeira pergunta que virá na sua mente quando o inimigo inicia um ataque:
1º - Como posso saber se Deus existe?
2º - Se eu não vejo como posso dizer que Ele me vê?
3º - De onde veio Deus? E por aí vai….
4º - Estou orando para quem?

Bom, vamos apresentar as duas maiores provas da existência de Deus: "Alma e Sentimento".

Imagine se o homem fosse um ser completamente racional sem a existência da alma, de onde viriam as sensações de alegria, tristeza, amor...será que viriam de algum processo químico no cerebro como explicam os cientistas? Desculpem-me, mas esta teoria herética esta mais para dependencia quimica que para bases de Fé.

Me perdoem os que acreditam nas teses científicas, mas nem cerebro e nem enzimas podem produzir os sentimentos da alma que provêm do trono de Deus. O homem cético sempre incentivado pelo grande mentiroso de todos os tempos (satanas) buscará a resposta que o afaste da presença de Deus (vide Charles Darwin e seu conto de fadas chamado: A origem das Espécies).
 
O mais sobrenatural é que todo homem experimenta diariamente os sentimentos da alma conforme descritos no paragráfo acima! Bom, mas se fossem somente processos quimicos no cerebro como dizem alguns, será que não existe ninguem no mundo com uma deficiencia orgânica que os impeçam de sentir alegria, tristeza, amor...?

Posso afirmar que não, por que não é processo químico, mas presente de Deus na vida de todo homem! Ainda que muitos preguem as doenças psiquicas citando a depressão e sindromes do pânico como deficiências de enzimas no cérebro, estou aqui para afirmar que estas doenças são processos espírituais com sintomas físicos. Vide que mesmo os depressivos sentem algo como tristeza, melancolia, porém quando libertos em Cristo sentem alegria, paz, vida!

Seguindo nossa linha de pensamento, vemos que Deus sempre fala em sua Palavra sobre uma área especifica no corpo humano, o Ventre.
Vejam quão interessante é quando estamos eufóricos, preocupados, tristes, alegres...é sempre na ”barriga” que sentimos aquele friozinho, do jeito que Deus criou em todos os seres humanos.
Alguns custam a acreditar que os sentimentos da alma sejam presentes de Deus...

Porém, destronando o ceticismo, vamos argumentar sobre este ponto específico do Ventre como base de crença na existência de Deus:

"Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre." - João, 7:38

Já que deixamos claro sobre Jesus Cristo e a sua ligação com os sentimentos existentes em todos os seres, vamos falar dos pensamentos involuntários (estes que são armas nas mãos do inimigo).

Meus irmãos, infelizmente ninguem pode controlar os pensamentos sugeridos pelo inimigo, mas podemos controlar o que fazer com eles, ou seja, rejeita-los em nome de Jesus Cristo.

Como disse anteriormente, satanas tem a péssima mania de insistentemente lançar suas heresias em nossos ouvidos a todo tempo. Seu único intuito é afastar nossos irmãos de Jesus Cristo.

Com isso, seu plano é fazer com que a vítima acredite que o pensamento maligno vem de sua própria mente, quando na verdade é ele quem formula e joga na tua cabeça a dúvida ou heresia para te enganar.

Para provar isso, vamos pensar juntos. Quem aqui em algum momento de oração se deparou com o pensamento a respeito daquela imagem, ou palavra ou situação que mais te incomoda?

Pois é meu irmão ou irmã, não é você quem pensou, mas é satanas jogando lixo na tua cabeça para te tirar da presença de Deus.
Após este tipo de ataque, muitos passam por maus momentos..pode reparar. Você começa a se achar pecador, desmerecido e alguns até mesmo acreditam estar possuido por demônios sentindo que são indignos de continuar na presença de Deus.

Meu irmão, isso não é vem de você. Quando passar por alguma situação parecida, simplesmente repreenda o inimigo declarando sua remissão e perdão dos pecados pelo Sangue de Jesus Cristo derramado na Cruz.

Você foi remido pelo Sangue de Jesus, então pela Palavra de Deus não há mais condenação sobre sua vida:

"Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." - I João 1:7

"Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte." - Romanos 8:2"

Quando clamamos a Jesus Cristo e o Espírito Santo entra na tua vida tudo muda repentinamente. Você começa a chorar, pular, falar em linguas na presença do Senhor!
 
Podemos presenciar paralíticos andarem, cegos enxergarem, familias serem restauradas e o retorno da autoridade viva e plena em sua vida somente ao clamar pelo nome de Jesus Cristo.

"E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda" - Atos, 3:6

Para terminar quero que nunca se esqueça que a loucura não chegará a tua casa, pois confundido será aquele que intenta contra você! Descanse meu irmão, você já é separado de Jesus!

"Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo." - 1 Coríntios, 2:16

"E Jesus clamou, e disse: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que
me enviou.
E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou."
João, 12:44-45

Não busque explicações para sua Fé, apenas creia porque Jesus veio para os que Nele creêm!

Fiquem com Deus;

Seja Valente!

Pr. Leonardo Volk


Se você foi abençoado com esta ministração, deseja nos enviar seu testemunho ou tem interesse em receber
nossos informativos periódicos, preencha o formulario abaixo!

Suas informações não serão divulgadas!

Os campos abaixo servem para comentários a respeito desta ministração e serão publicados nesta página!

Receba nossos informativos periódicos com novidades da Valentes da Libertação, nos envie seus dados no formulário acima. Suas informações não serão divulgadas!


HTML Comment Box carregando...



MISSÃO EVANGÉLICA VALENTES DA LIBERTAÇÃO
Todos os direitos reservados
e-mail: contato@valentesdalibertacao.com.br